Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Recomendações, regulamento e simulação de NOTA de um Curador

Recomendações, regulamento e simulação de NOTA de um Curador
para o primeiro dia da criação Fez-seBook de 12/02/2011

Pessoal, estou colocando aqui algumas reflexões práticas, regrinhas regulamentares, requisitos lógicos e sugestões surgidas durante a semana, enfim, propostas para que tenhamos o máximo de eficiência, liberdade, interação, colaboração e prazer em escrever nosso primeiro BookFeito. Desculpem por este texto enfadonho e frio, mas me parece a melhor maneira de especificar estas regras e procedimentos de funcionamento. Desculpem também por usar quase sempre o gênero masculino para me referir aos participantes.
POR FAVOR, LEIAM TODOS OS ITENS DESTE DOCUMENTO!
TODOS OS HORÁRIOS MENCIONADOS ABAIXO SÃO REFERENTES AO HORÁRIO DE VERÃO EM BRASÍLIA,

1) Todos os que queiram acompanhar o processo criativo do Fez-seBook, seja como colaboradores efetivos, contribuidores ou simplesmente como observadores, devem declarar esta intenção antecipadamente ao Curador Geral , nesta primeira edição eu, Leonardo Fuks, até as 17h de sexta-feira, 11/02/2011, através de mensagem pessoal no FaceBook ou por email a fuks@ufrj.br.

2) Os que quiserem e puderem assumir o compromisso de trabalhar como Colaboradores/Curadores de maneira contínua e exclusiva neste evento do Fez-seBook, com o mínimo de ausências durante o "viradão" de 24 horas, entre as 12h (meio-dia) do dia 12/02 e 12h (meio-dia) do dia 13/02, apenas se afastando para os períodos de sono, refeições e breves períodos necessários, deverão expressamente declarar esta intenção e disponibilidade até as 17h de sexta-feira, 11/02/2011. Para que possam atuar como Colaboradores/Curadores, todos interessados deverão ser familiarizados com o FaceBook, o suficiente para abrirem a sua própria NOTA (veja procedimento abaixo), abrirem e manterem abertas as notas de todos os demais Curadores (que terão os links informados oportunamente) e efetuarem comentários nas diferentes notas, atualizarem a sua própria nota (vide procedimento abaixo) e eliminarem todos os comentários feitos em suas Notas que não colaborarem com seu trabalho de escrita.

3) A partir dos nomes elencados em (2), o Curador Geral irá determinar quantos e quais dos proponentes atuarão como Colaboradores/Curadores nesta primeira edição. A previsão é de que venhamos a ter entre 10 e 14 Colaboradores/curadores , o que dará origem a mesmo número de capítulos no livro final. O motivo de restringirmos este número se deve tão somente a razões práticas, pois seria praticamente inviável que o grupo de colaboradores pudesse dar conta de seu trabalho como Curador e ainda acompanhar e emitir comentários e sugestões a um número elevado de trabalhos simultâneos.

4) Cada Colaborador/Curador potencial deverá se tornar "amigo de FaceBook" de todos os demais nomes divulgados na lista a ser disponibilizada às 18:00h de 11/02/11. Esta condição é absolutamente necessária para que todos possam trabalhar de maneira coletiva, compartilhada e colaborativa. Os que não tiverem solicitado ou dado amizade a todos os demais , até as 19hde 11/02, não poderão provavelmente atuar como Colaborador/Curador.Sugiro que DESDE JÁ solicitem e ou concedam a amizade aos membros que estejam faltando em suas listas de amigos, dentre o universo atual de 42 pessoas. Recomendo que cliquem em cada membro da lista, indo para o link
http://www.facebook.com/home.php?sk=group_131579516909207&ref=ts#!/home.php?sk=group_131579516909207&view=members
e chequem individualmente se cada um é seu amigo ou, caso contrário, cliquem no campo de "Adicionar aos Amigos". E aceitem todas as solicitações equivalentes, dos outros membros do grupo.

5) Às 18:00h do dia 11/02/2011, será divulgada a lista dos que atuarão como Colaboradores/Curadores desta edição. Todos os demais serão contribuidores ou observadores do Fez-seBook, podendo idealmente informar como gostariam de atuar aolongo do processo, se desejarem.

6) O TEMA PROPOSTO PARA TODOS OS CURADORES É "A ESCRITA".
Cada um irá explorar o tema como desejar, dentro de suas preferências e experiências.
Antes mesmo de começarmos os trabalhos, às 12h do dia 12/02, todos terão criado suas notas em que desenvolverão seus textos COLABORATIVOS E INTERATIVOS.
Por isso, é desejável que a nota/capítulo tenha inicialmente menos do que uma "lauda", algo entre 30 e 32 linhas no máximo,
Se o Curador despejar um texto muito grande e complexo logo de início, as chances de interação e colaboração com os outros serão bem limitadas, e provavelmente não despertará o interesse pelo jogo de escrita compartilhada.
Recomendo que declare de início se pretende escrever um Poema; um Conto; um sketch dramático (peça teatral); uma Crônica; um Ensaio, etc.
Ajuda bastante já fazer um esquema do que deseja escrever, indicando a Introdução, o Desenvolvimento e o Desfecho Conclusivo, ou como preferir.
Por exemplo: "Farei uma trilogia de contos sobre a Loucura nos personagens dos Três Porquinhos" "Descreverei como se manifesta a loucura humana/suína em cada um deles, o CÍCERO, o HEITOR e o PRÁTICO" e em seguida passo a fazer um esquema dos três Personagens, devidamente pesquisados na Internet, ou onde eu deseje fazer.
"Quero mostrar que eles são igualmente Loucos, até porque os três partiram da mesma mente , depois foram re-escritos por Walt Disney,outra mente "solitária". "Finalmente, eles três vencem em conjunto o Lobo Mau, sendo que só seria possível a sobrevivência do trio, pois o Lobo é afinal a mente criadora dos Três Porquinhos". "Este aqui é meu projeto de trilogia, e contarei com a ajuda de todos os colaboradores".
Claro que o ideal é que cada Curador tenha uma ideia relativamente bem consolidada sobre o que irá escrever, mesmo que nada esteja escrito , a priori. E assim , se estabelece o jogo de escrita colaborativa, onde o Curador irá gerando novos textos a partir das contribuições, críticas sucintas e insights próprios dentro deste ambiente criativa que se instala dentro de seu texto.

7) Cada Colaborador/Curador tem a obrigação de cuidar de seu próprio texto (função de Curador) e de visitar de maneira rotativa e contínua as notas de seus outros co-autores. Recomendo que abra uma "ABA" (nos browsers Firefox ou Chrome, preferencialmente) para cada Nota e deixe todas estas notas abertas e disponíveis no seu monitor. Assim, ficará "girando" e "orbitando" neste processo de troca. Daqui a pouco, terá tido colaborações e comentários em sua própria Nota.

8) Evite fazer comentários longos , humoristicos em extremo, desestimulantes , aos seus coautores. Deve ser tudo bem sucinto e claro, com pedacinhos de texto e frases inspiradoras aos coautores. Pense como num simples "toque" artístico que faça o texto do outro ir adiante. Tente pensar como se fosse o próprio Curador daquele texto.

9) Evite comentar os comentários dos outros. Deve-se tentar limitar a relação entre o Colaborador (você visitando a Nota do outro) e o Curador. Não é um lugar de polêmica ou discussão acalorada, mas uma instância de criação. Todos estão alimentando e se nutrindo com aquele texto a que estão visitando. Sejamos generosos e cooperativos. O Curador poderá estar extremamente sensível e compenetrado no "seu" assunto, e algum clima desagradável ou evasivo só contribuirá para a dispersão das ideias e sentimentos.

10) Visite TODAS as Notas, leia atentamente e dê sua (maior ou menor) contribuição, pois se você não participar de nenhuma maneira num capítulo, não poderá ser considerado como coautor do mesmo.

11) Como curador, apage continuamente todo comentário que não se referir a seu texto, nem contribuir de alguma maneira . Esta "limpeza" de seu espaço de trabalho ajudará na concentração e aproveitamento das colaborações e comentários pertinentes. Até mesmo os elogios do tipo "bonito", "muito bom", etc, poderão ser um estímulo no momento da leitura, mas geralmente não contribuem com o texto de maneira significativa. Mantenha todos os comentários que sejam válidos, pois isto conta a história da construção do texto.

12) Se possível, de tempos em tempos salve o seu texto não apenas no FB, mas também transcrevendo-o a um software de edição de texto, tipo Word ou Notepad. Isto preservará seu trabalho no caso de ocorrer uma pane, uma falha no FB, etc...

13) Evite desperdiçar seu tempo em outros assuntos, pois é uma oportunidade única de termos esta situação sinergética de diversas pessoas ligadas e criando coletivamente. Além disso, o espaço de tempo de 24 horas é relativamente curto para fazermos o livro completo.

14) Cada Nota pode comportar um pouco mais do que 65.000 caracteres. Equivale aproximadamente 17 páginas cheias de texto com fonte Times New Roman 12. Este é nosso limite prático do texto final, por capítulo. Mas é um tamanho muito grande de capítulo. Acredito que a partir de 5 páginas , aproximadamente, já teremos um "capítulo", correspondendo a uns 15.000 caracteres.

15) vamos mantendo o contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário